PROMOÇÃO: CRA/RS – Conselho Regional de istração/RS; CMA-CRA/RS – Câmara de Mediação e Arbitragem do Conselho Regional de istração do RS; CBMAE – Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial; SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas; CACB – Confederação das Associações Comerciais do Brasil; BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento 2e3o14
E TÉCNICO E PEDAGÓGICO:
MSD Tecnologia Educacional (Grupo NT – Educação)
JUSTIFICATIVA:
Os institutos da Mediação, Conciliação e da Arbitragem caracterizam-se pela sua importância no contexto atual, como uma nova cultura que vem sendo implementada no Brasil, para a solução de controvérsias.
São Métodos Extrajudiciais de Solução de Controvérsias (MESC’s), que apresentam soluções rápidas e de muita eficácia e que vem, gradativamente, aumentando sua aceitação, à medida que os vários segmentos da sociedade am a tomar conhecimento dessas técnicas e seus benefícios.
Ainda estamos em uma fase de conscientização, difusão e divulgação, mas já começamos a verificar uma ação mais desenvolvida para a prática operacional, através de vários segmentos profissionais e até mesmo de iniciativas individuais.
Neste contexto o CRA/RS, tem estado atento e tomou a iniciativa de criar a sua Câmara de Mediação e Arbitragem, oportunizando aos es gaúchos, um local para que possam exercer as funções de Mediador, Conciliador ou Árbitro, utilizando suas especialidades profissionais.
Numa dessas iniciativas formou parceria com a CBMAE, CACB, BID E SEBRAE/NAC, o que já possibilitou, desde o ano de 2005, a realização de seis cursos, com a certificação de cerca de 250 es no Rio Grande do Sul e de mais de 500 em todo sistema CFA / CRAs.
OBJETIVO:
O presente curso tem como objetivo capacitar pessoas para atuarem como Mediadores, Conciliadores e Árbitros, podendo exercer as atividades junto à CMA-CRA/RS, ou na CBMAE em todo País ou, ainda, individualmente.
PÚBLICO-ALVO:
es registrados no CRA/RS e profissionais de outras áreas, que desejem atuar como Mediadores, Conciliadores e Árbitros.
CARGA HORÁRIA MÍNIMA:
O curso terá duração total de 112 horas; sendo 80 horas à distância, 16 horas para o módulo de Mediação / Conciliação e 16 horas para o módulo de Arbitragem.
LOCAL DE REALIZAÇÃO DO CURSO:
Na sede do CRA/RS (Rua Marcílio Dias, 1030 – Porto Alegre).
MATERIAL DIDÁTICO:
Os participantes receberão um kit didático com CD-ROM, 01 livro sobre Mediação e 01 livro sobre Arbitragem e material necessário para o curso.
FUNCIONAMENTO DO CURSO:
O curso será ministrado em duas etapas:
ETAPA À DISTÂNCIA:
A etapa a distância é coordenada pelo tutor e instrutor do curso e é baseada em CD-ROM e Internet, utilizando o ambiente da escola virtual da MSD.
Com o CD-ROM e os livros, o aluno tem o ao conteúdo do curso de forma interativa.
Além disso, cada aluno matriculado terá o ao ambiente virtual de aprendizagem via Internet, do Centro de Educação Tecnológica MSD (www.msdescolaaberta.com.br), para tutoria, dúvidas, conferências on-line, avaliações on-line, pesquisa de biblioteca virtual, troca de experiências com outros estudantes e participação em fóruns de discussão.
Só após concluir todos os módulos do curso mediado por computador, e fazer todas as atividades enviadas aos tutores é que o aluno poderá realizar a avaliação final.
Ao ser aprovado, o aluno estará apto a participar do 2º módulo da Etapa Presencial (Mediação / Conciliação / Arbitragem).
ETAPA PRESENCIAL:
A Etapa presencial está dividida em 2 módulos – Mediação/Conciliação e Arbitragem, com duração mínima de 16 horas para cada módulo.
O módulo de Mediação/Conciliação é pré-requisito para o módulo de Arbitragem, sendo que o aluno pode optar por realizar apenas o 1º módulo (Mediação / Conciliação) e não realizar o 2º módulo (Arbitragem).
Poderão participar desta etapa somente os inscritos que tiverem completado a etapa à distância dentro do prazo definido e que alcançarem média igual ou superior a sete.
REQUISITOS MÍNIMOS INDISPENSÁVEIS:
Windows 98 e o à Internet (com exceção do Windows Vista)
CONHECIMENTOS BÁSICOS DE:
- Operação do Windows
- Internet e
- Correio Eletrônico
AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada nas duas etapas do curso: Etapa Presencial e Etapa à Distância, incluindo formulário de avaliação individual do curso. A nota final será resultado da média ponderada considerando o resultado e peso de cada uma das etapas.
Os critérios de avaliação adotados pelo Centro de Educação Tecnológica MSD para a etapa à distância foram baseados nas exigências contidas no Decreto nº. 2.494, de 10.02.98. A aprovação do aluno se regulamenta pelo regimento escolar do CETEC MSD e a promoção ocorre mediante o somatório dos critérios estabelecidos para a composição da avaliação final por disciplina.
Compreenderá provas objetivas e dissertativas, com pesos diferenciados, cujo detalhamento está incluso do Manual do Aluno, sendo necessário, alcançar pelo menos, nota sete em cada uma delas, para aprovação.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Freqüência – é obrigatória a participação em 100% das atividades do curso;
Pontualidade – todos os produtos das atividades do curso deverão ser entregues nas datas divulgadas e o aluno deverá cumprir os horários e os prazos programados para as atividades.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Ficha de observação dos instrutores;
Lista de presença;
Produções escritas, individuais e em grupo;
Avaliação final.
CERTIFICAÇÃO:
Somente serão certificados os participantes que:
Freqüentarem 100% das atividades do curso;
Realizarem todas as atividades propostas;
Realizarem a avaliação final.
O certificado será emitido pelo CRA/RS e pela CACB / CBMAE em conjunto.
VEJA MAIS >>> Programa do Curso
Porto Alegre, 26 de junho de 2008.