Trabalho não é mercadoria02/09/2015 6x372o

Trabalho não é mercadoria

A representante da OIT – Organização Internacional do Trabalho, em Porto Alegre, Márcia Soares, deu início às palestras do ENBRA/Mundial, na manhã desta quarta-feira (2), discutindo o tema “Responsabilidade Social e Trabalho Decente”.  Márcia explicou o que é, segundo a OIT, o trabalho decente. “É promover oportunidade para que os homens e mulheres possam conseguir um trabalho produtivo e de qualidade em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humana.” 6y4f59

A palestrante destacou que a organização lida com a ideia de que trabalho não é mercadoria, e que se busca o bem eestar social, através do enfrentamento da pobreza, procurando garantir assim uma sociedade pacífica. “A OIT emite recomendações e convenções e os países devem apresentar relatórios prestados por seus governos a cada três anos”, esclarece. A representante falou sobre o conceito de responsabilidade social e o comprometimento permanente dos empresários em adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando, simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, além da comunidade local e da sociedade como um todo.

Márcia abordou também o Pacto Global, estabelecido no ano de 2000, que tem como pilares os direitos humanos, o direito do trabalho, a proteção ambiental e o combate à corrupção. A palestrante destacou ainda o papel do profissional neste cenário. “O deve se relacionar com a ideia de governança, ainda mais no momento que o país enfrenta, é muito importante que se implemente a responsabilidade social”, ressaltou.