
CRA-RS, por meio da Câmara de Gestão Pública (CGP), juntamente com o Deputado . Eduardo Loureiro, presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, realizam uma Audiência Pública de lançamento do Sistema CFA de Governança, Planejamento e Gestão Estratégica de Serviços Municipais de Água e Esgotos - CFA-Gesae. O debate será no dia 14 de agosto, às 9h30, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, e vai contar com a presença do presidente do CFA, . Wagner Siqueira. Para quem deseja participar, as inscrições podem ser realizadas pelo site do CRA-RS.
O Conselho Federal de istração (CFA), ciente do papel protagonista que cabe aos profissionais de istração na gestão da coisa pública, criou o Sistema CFA-Gesae. A ferramenta, idealizada pelo . José Antônio Campos Chaves, visa oferecer aos municípios um sistema de governança e planejamento estratégico de serviços públicos de água e esgoto. Baseado em oito eixos, ela oferece aos municípios brasileiros um sistema de governança e planejamento estratégico não somente para analisar, mas principalmente para traçar estratégias de enfrentamento do problema.
O coordenador da CGP, . Flavio Cardozo de Abreu, destaca que a Constituição Federal determina que é competência comum dos entes federados a promoção de programas de saneamento básico, competindo ao SUS a participação na formulação da política e da execução de tais ações que compreendem, de forma geral, um conjunto de serviços como infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais, limpeza e fiscalização preventiva das respectivas redes urbanas. “A deficiência nesse serviço impacta diretamente a saúde da população, mormente aquela parcela mais desassistida da sociedade”, analisa.