Empreendedorismo das Trincheiras é tema de palestra no CRA Recebe 28/05/2015 394k5k

Empreendedorismo das Trincheiras é tema de palestra no CRA Recebe

Na manhã desta quinta-feira (28), o Conselho Regional de istração do RS (CRA-RS) promoveu o terceiro CRA Recebe de 2015. Nesta edição, o convidado foi o co-organizador da FailCon Brazil, o empreendedor Flávio Steffens, que falou sobre o “Empreendedorismo das Trincheiras”. O evento ocorreu na sede da autarquia, em Porto Alegre.  c1172


Flávio Steffens é bacharel em Sistemas da Informação pela PUCRS, com MBA em Estratégia de TI pela Fundação Getúlio Vargas (FVG). O empreendedor é responsável pela primeira plataforma para financiamento coletivo (crowdfunding) no Brasil, o Bicharia. O objetivo do projeto é arrecadar dinheiro em prol de animais carentes. Em 2012, foram angariados R$ 620 mil em benefícios. Atualmente, 10 mil animais recebem assistência em todas as regiões do país.


Durante a palestra, o empreendedor ilustrou os erros e acertos que o levaram a investir em um trabalho de cunho social e com retorno gratificante. Após um fracasso com um projeto, em 2010, Flávio analisou que é preciso seguir o tripé: idealizar, desenvolver e experimentar para tornar-se um empreendedor com resultados positivos. “O maior erro foi não ter questionado em nenhum momento, se o modelo de projeto atendia as necessidades dos meus futuros clientes”, frisa Flávio.


Em 2010, Steffens e sua equipe criaram a PX², programa que hospedava sites de construtoras, com a ideia de impactar um mercado que estava crescendo na época. Entretanto, o projeto funcionava apenas no papel. “Criamos o melhor produto como solução para um problema que não existia, para clientes que não tinham interesse em investir nessa mídia”, analisa o empreendedor.


Segundo Flávio, é preciso saber lidar com as falhas e usá-las como aprendizado, sejam elas no meio coorporativo ou não. “O fracasso faz parte do processo istrativo e empreendedor de uma empresa. Não foi o produto que fracassou e, sim, a forma como estabelecemos o plano estratégico”, explica. De acordo com o planejamento, a startup alcançaria 50 clientes em seis meses, mas após um investimento de R$ 50 mil a empresa faliu. 


Contudo, o empreendedor trabalhou arduamente por um ano até que o Bicharia pudesse ser referência no mundo virtual e social.  Como co-organizador da edição brasileira da FailCon Brazil, Flávio Steffens aposta em mais realismo e menos otimismo quando trata-se de uma idealização sem um sólido. “Quando tu és apaixonado por uma ideia, você só enxerga coisas boas”, concluiu.


A proposta da FailCon Brasil é reunir profissionais das áreas de empreendedorismo, investimento, desenvolvimento e design que possam compartilhar suas histórias de fracassos e que conseguiram, assim como Steffens, reverter a situação para atingir as metas e alavancar os negócios.