
No sábado (5), ocorreu a última palestra oficial da programação do ENBRA/Mundial. Durante à tarde, os congressistas visitaram a serra gaúcha, onde puderam saber mais sobre Gramado. Na ocasião, a Secretária de Turismo do município, Rosa Helena Volk apresentou o case "Gramado - Cidade Empreendedora" e falou sobre o município, que possui 34 mil habitantes e recebe, por ano, 6 milhões de turistas. A cidade já recebeu, duas vezes, o Prêmio Prefeito Empreendedor, entregue pelo Sebrae. Rosa, que está na secretaria desde 2011 explicou que, nos anos 70, foi elaborado o plano diretor de Gramado, definindo o estilo arquitetônico e limitando a altura para prédios e que, até 2010, os eventos eram realizados por uma associação privada, porém, em 2011, Gramado sofreu uma intervenção judicial. 2o6u2c
A partir desta intervenção, a gestão pública tomou para si a organização dos eventos e surgiu o questionamento de qual modelo de gestão deveria ser adotado, se uma única licitação ou pequenas e muitas licitações. "Com muitas licitações, foi possível oportunizar pequenas, micros e médias empresas, gerando renda e estimulando as empresas locais, inserindo a comunidade e, principalmente, abrindo caminhos para que novos empreendedores saíssem da informalidade", ressaltou.
Com a criação de uma autarquia municipal, o desafio foi descrever cada objeto da contratação; cumprir as etapas do projeto regular; garantir a qualidade e credibilidade dos eventos; provar aos envolvidos que o poder público é capaz de gerir e istrar e estar à mercê de fiscalização dos órgãos públicos. "Todo o trabalho foi realizado com aprovação da nossa comunidade e tivemos nossa prestação de contas aprovada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), além disso, conseguimos consolidar nossos eventos em âmbito nacional", explicou a secretária.
O turísmo responde por 85% da economia do município, que foi o primeiro do país a possuir a certificação ISO 9001, além de ser a primeira cidade brasileira e a 3ª da América Latina em Gestão Fiscal. "Gramado se preparou para o turismo, temos uma disciplina de Educação para o Turismo na grade curricula do ensino fundamental e trabalhamos este tema no ensino médio, por meio de projetos. Este é nosso diferencial, os gramadenses têm orgulho da sua cidade e recebem os visitantes com muita hospitalidade", esclareceu Rosa.
Para Gramado não existe cenário de crise econômica e a cidade consegue compensar os cortes de ree do governo. "Estamos em uma situação diferenciada, tivemos o melhor julho dos últimos 10 anos, por exemplo. Quem não viaja para o exterior vem fazer turismo aqui na nossa cidade. Há 3 anos, estávamos na décima posição do TripAdvisor, este ano estamos em 1º lugar e fomos escolhidos como o melhor destino turístico do país", destacou a secretária.