
Os conselhos profissionais am por um processo de alteração substancial no sistema de controle dos relatórios de gestão e das prestações de contas. Em 2015, o controle a a ser realizado diretamente pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Desta forma, o CRA-RS ingressa em um novo processo de contabilidade pública, determinando alterações profundas nos procedimentos internos. 2q2s5q
Em uma iniciativa pioneira, no começo do mês (05), a autarquia reuniu-se na sede da Secretaria de Controle Externo no RS, em Porto Alegre, com o secretário do TCU no estado, Guilherme Yadoya de Souza; o diretor da 3ª Diretoria Técnica do TCU, Daniel Saldanha Toledo e o auditor federal Leandro Santos de Brum. Da parte da autarquia, estiveram presentes o presidente . Valter Lemos, a gerente-executiva Maria Cristina Leal Pacheco e a oficial de gabinete, Neusa Hübner.
O controle, que até então era feito incialmente pelo Conselho Federal de istração (CFA), e, posteriormente por demanda, pelo TCU, agora será realizado através de inspeção regional do TCU, por meio de sua Secretaria de Controle Externo. Assim, o cuidado com os procedimentos exigem um cuidado muito maior, em obediência à legislação das licitações e gastos. “Buscamos uma melhor governança de gestão. Como presidente, quero implementar um melhor controle e aplicação dos recursos, além de transparência nas prestações de contas, criando uma cultura organizacional mais austera, de modo que estas medidas não afrontem as normas existentes”, explica o presidente do CRA-RS . Valter Luiz de Lemos.