CRA-RS participa do Encontro Nacional de Diretores de Fiscalização do Sistema CFA/CRAs09/05/2025 20246s

CRA-RS participa do Encontro Nacional de Diretores de Fiscalização do Sistema CFA/CRAs

A vice-presidente de Fiscalização e Registro do Conselho Regional de istração do RS (CRA-RS), a Odete Marcante, esteve em Brasília para o Encontro Nacional de Diretores de Fiscalização do Sistema CFA/CRAs (ENADIF), que discutiu as melhores práticas e formulou estratégias para aumentar o método de fiscalização. No evento, que ocorreu entre os dias 28 e 29 de abril, no Plenário do CFA, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as práticas de outras regionais.“É um alinhamento da fiscalização por todo o Brasil. Nós somos 27 estados e cada região tem uma particularidade. Por isso, precisamos alinhar essa abordagem ao nosso registrado e não registrado”, destacou o conselheiro federal, Sérgio Rauber. c535y

Segundo a vice-presidente de Fiscalização e Registro, a Odete Marcante, o sistema promoveu uma importante reunião técnica voltada ao aprimoramento de diretrizes e práticas relacionadas à gestão dos registros profissionais, fiscalização e uso estratégico das ferramentas tecnológicas à disposição dos Conselhos Regionais de istração (CRAs).

Durante o encontro, ocorreu a apresentação de acórdãos, normativas e instruções vigentes. “O principal objetivo foi promover o alinhamento institucional, esclarecer dúvidas operacionais e garantir uniformidade na aplicação das normas em todo o território nacional”, informou a a. Foi destaque ainda esclarecimentos sobre as modalidades da ferramenta Prospecta, utilizada como e estratégico na fiscalização e na identificação de oportunidades. Ao todo, foram detalhadas as três frentes da plataforma:

• Prospecta Pessoa Física: permite identificar profissionais atuando sem registro em áreas da istração;

• Prospecta Pessoa Jurídica: monitora empresas com atividades técnicas obrigadas ao registro no CRA;

• Prospecta Licita: rastreia editais públicos com foco em serviços da área da istração, permitindo atuação preventiva dos Conselhos.

“Outro ponto relevante foi a reafirmação da necessidade de registro de associações, federações e outras entidades representativas que desempenhem atividades técnicas na área da istração”, finalizou a vice-presidente de Fiscalização e Registro.