
Nesta quinta-feira (24), os es puderam conhecer e compreender um pouco mais sobre a sociedade quebequense, as oportunidades de emprego e ensino e a diversidade cultural da província do Quebec, no Canadá. Nesta edição do CRA Recebe, a palestrante convidada foi a Assessora em Promoção de Prospecção do Ministério de Imigração, Diversidade e Inclusão do Governo de Quebec, Perla Ivonne Haro Ruiz. O evento aconteceu na sede do CRA-RS, em Porto Alegre. 6v5r4o
No início da palestra, Perla falou sobre a importância da parceria com CRA-RS. “É essencial tanto para o Governo do Quebec, quanto para todos os es brasileiros e da América do Norte”, destacou a Assessora que fez um panorama socioeconômico e cultural da província canadense.
Localizada no Canadá, a província do Quebec é a maior do país. 12,6% da população do Quebec é de estrangeiros e, também, é composta por mais de 100 comunidades culturais diversificadas, além de oferecer um custo de vida ível e de qualidade. As regiões do Quebec são dinâmicas e receptivas, o que as fazem muito competitivas também. “O povo e as cidades são muito acolhedores, assim como as pessoas da América Latina”, ressaltou Perla.
A província funciona como plataforma de intercâmbios entre a América do Norte e a Europa. Destaca-se a cidade de Montreal, metrópole referência em modernidade, ponto de economia internacional da arte, da criatividade e da inovação, além de ser bilíngue. “A língua sa é essencial para o mercado de trabalho no Quebec”, frisou a palestrante.
O maior número de bolsa de estudos e vagas de trabalho são para pessoas que falam fluentemente o idioma francês. Mesmo com uma taxa alta de impostos, o governo oferece proteção social completa. O setor financeiro é a área que mais proporciona oportunidades de emprego. A área agrupa 6.800 empresas e contrata cerca de 250.000 pessoas.
Desde 1991, Quebec estabeleceu um acordo de autonomia com o governo do Canadá, com o objetivo de preservar os valores fundamentais e marcantes da sociedade quebequense. Desde então, a província tem a liberdade de selecionar os estudantes e trabalhadores a partir de seus próprios critérios, na busca da renovação de sua população ativa.
Na província alguns ofícios e profissões são regidos por ordem de profissionais ou organismos de regulamentação. Os conselhos profissionais funcionam como órgão de apoio, informação e fiscalização, mas eles não exigem que os profissionais estejam registrados a entidade. Estiveram presentes o vice-presidente de Relações Externas do CRA-RS, . Rogério de Moraes Bohn; a conselheira da autarquia, . Nadir Becker e o presidente da Câmara de Relações Internacionais, . José Alfredo Feijó. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.