
Nesta última terça-feira (24), o CRA-RS realizou a primeira edição de 2015 do CRA Recebe. A palestra foi ministrada pelo economista-chefe e gerente de Análise Econômica e Riscos de Mercado do Banco Cooperativo SICREDI, Alexandre Englert Barbosa. O evento ocorreu na sede do CRA-RS, em Porto Alegre. 1j391m
O palestrante convidado apresentou um panorama do cenário econômico atual e as perspectivas para o ano de 2015. Segundo o economista, o momento é de turbulência tanto na esfera política quanto na econômica. “Medidas impopulares são fundamentais para controlar o tripé macroeconômico do país”, frisou Barbosa, que acredita que o financeiro do Brasil necessita de reajustes imediatos para a fiscalização do PIB, da taxa de câmbio, taxa Selic, e da Inflação.
De acordo com as projeções de Barbosa, após cair para 7, 25% em outubro de 2012, os juros deverão atingir 13,75% durante este ano. O primeiro semestre já aponta, também, a desvalorização interna do real e o aumento contínuo do dólar. O economista convidado ainda listou os possíveis riscos do cenário ao longo do ano: juros mais elevados em 2015-2016, preços istrados pelo Governo, mais inflação, mais juros, menor crescimento econômico e racionamento de energia elétrica.
As estimativas indicam um aumento de 50% na energia elétrica, 6,2% na taxa de desemprego, e 1,2% na taxa de variação do PIB, 13,25% da taxa Selic. Já a inflação calcula-se de 7% a 8% até o final do ano, quando a meta é baixa-la até 4,25%. Segundo o especialista, o agravante da economia brasileira iniciou no segundo semestre de 2011, quando o governo apostou no incentivo ao consumo, reduziu os impostos e aumentou a produção. A demanda cresceu, porém sem oferta interna.
O setor do agronegócio é o único apontado com perspectivas positivas para 2015. “O lado otimista, a partir dos reajustes necessários, cria condições para uma melhoria econômica no país”, finalizou o economista. O evento contou com a presença do presidente do CRA-RS, . Valter Lemos, o vice-presidente de Relações Externas, . Rogério de Moraes Bohn e o vice-presidente istrativo . Vinícius Seibel Hummes, além de es e público em geral. O CRA Recebe pode ser visto, na íntegra, aqui.