CFA lança IGM-CFA 2025: ferramenta inovadora avalia a governança dos municípios brasileiros27/05/2025 6v2f2z

CFA lança IGM-CFA 2025: ferramenta inovadora avalia a governança dos municípios brasileiros

O Conselho Federal de istração (CFA) acaba de lançar a versão 2025 do Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA). A ferramenta, que já é referência na avaliação da governança pública municipal no Brasil, agora conta com design mais dinâmico, um interativo e recursos didáticos que facilitam a consulta e a análise de dados. 3w392

No ano do Jubileu de Diamante de regulamentação da istração no país, o IGM-CFA 2025 apresenta muitas novidades. Entres elas destaca-se o novo online, totalmente interativo e redesenhado para proporcionar uma experiência mais intuitiva para os profissionais de istração e os gestores públicos que utilizarem a ferramenta.

Além disso, o IGM-CFA 2025 traz recursos gráficos mais claros e funcionalidades que permitem comparações entre municípios, oferece filtros inteligentes e visualizações em tempo real. O gerenciamento da ferramenta é conduzido pela Câmara de Gestão Pública do CFA. Cabe ao setor fazer o levantamento e cruzamento de dados.

Segundo o diretor de Gestão Pública do CFA, . Emerson Clayton Arantes, a construção do IGM-CFA envolve a manipulação de mais de 650 mil linhas de dados públicos oficiais e a manipulação de dez bases diferentes.

“O IGM-CFA 2025 torna-se uma ferramenta ainda mais prática e didática. A proposta é ampliar o o às informações de forma transparente, contribuindo para a tomada de decisões mais eficazes no âmbito da gestão pública”, afirma.

O lançamento do IGM-CFA 2025 aconteceu em Florianópolis-SC, durante o 3º Fórum de Presidentes do Sistema CFA/CRAs.  “Além de atualizar os dados e aperfeiçoar a usabilidade, o novo formato do IGM-CFA amplia o alcance do índice como instrumento estratégico para o planejamento de políticas públicas baseadas em evidências”, comentou o diretor.

Novidades

Emerson conta que o IGM-CFA já é uma ferramenta consolidada. “São nove anos e, a cada edição, ela vem aprimorando-se visual e tecnologicamente, tornando-se um dos principais produtos do CFA em relação a gestão pública. A ferramenta de diagnóstico tem alcançados seus objetivos tornando-se mais precisa em relação ao diagnóstico municipal”, explicou.

Em 2025, o IGM-CFA foi repaginado buscando encontrar uma usabilidade mais amigável facilitando ainda mais a experiência do usuário. “Esteticamente mais ‘bonito’, o visual escuro proporciona um contexto mais profissional condizente com a importância da ferramenta e a seriedade das informações.”, apontou o diretor.

Em sua versão aberta todas as funcionalidades foram mantidas, tais como: metodologia aberta com descrição de cada um dos indicadores bem como de duas variáveis, pesquisa por estado, por grupo, ranking e a com comparação entre municípios. Já no o exclusivo – página dedicada aos profissionais de istração – a série histórica ganha mais robustez no acompanhamento ano a ano da linha de tendencia do desempenho municipal nos últimos 9 anos.

A página, que além da série histórica conta com mapa, base de dados do ano corrente, financeiro e outras funcionalidades, ganha um novo , inicialmente chamado de IGM online. “Trata-se de um que tem como diferencial uma atuação diária. Diferente do IGM-CFA, que é atualizado anualmente, no on-line é possível acompanhar em tempo real as mudanças em algumas informações municipais tais como: liquidez, gasto com pessoal (parametrizado com os limites da LRF), porcentagem de comissionados e pendências do CAUC. Esse tem como objetivo abastecer os usuários com informações mais atualizadas do município proporcionando a possibilidade de um diagnóstico mais preciso”, destacou.

Ainda em 2025, nesse mesmo serão inseridos outras informações e terá seu visual aprimorado buscando proporcionar um ambiente mais agradável e mais fidedigno a realidade municipal. A expectativa é que a nova versão fortaleça ainda mais o papel do IGM-CFA como referência nacional em inteligência pública municipal. O IGM-CFA 2025 está disponível no link abaixo:

Clique Aqui

Texto: Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de imprensa do CFA